Benefícios e Desafios do Empreendedor Contábil

Benefícios e Desafios do Empreendedor Contábil

ARTIGO

Benefícios e Desafios do Empreendedor Contábil

O artigo apresenta quais os benefícios e desafios do Empreendedor Contábil, a considerar a demanda atual por esta classe, tão envolvida com questoes do SPED e IFRS. Os desafios são constantes, e os benefícios são voltados para a sociedade.

16/07/2012 10:50

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*Por Claudionei Santa Lucia

O empreendedor contábil surge de “paraquedas” no cenário do “empreendedorismo” no setor contábil. Na verdade, os profissionais de contabilidade podem não ter o preparo necessário para ser um empreendedor. Esta afirmação torna-se ainda maior quando falamos desta área fascinante, que é a contabilidade – responsável por registrar os atos e fatos econômicos das empresas, produzindo relatórios, os quais são necessários para a tomada de decisões, em qualquer tipo de negócio.

Voltando no tempo, é possível observar o empreendedor contábil com uma trajetória comum, como ter a formação acadêmica em técnico ou bacharel em contabilidade, ter trabalhado em escritórios de contabilidade e aprendido o máximo de tarefas possíveis para se aventurar e abrir o próprio negócio, individual ou societário.

Este mesmo profissional recebeu informações técnicas, onde sabe desenvolver bem a sua carreira, mas além do aprendizado contábil, atualmente, encontramos outras habilidades que este empreendedor deve ter, como: ter trânsito livre a área de tecnologia para desmistificar o que apresenta os SPEDs, conhecer sobre gestão de pessoas, uma vez que é comum liderar equipes; conhecer áreas correlatas, como por exemplo, o Direito Societário, Direito Tributário e Trabalhista, além de possuir uma visão global, ficar atento aos reflexos da economia mundial e conhecer sobre a IFRS, padronização mundial da contabilidade.

Diante deste cenário, é possível identificar as oportunidades e desafios para os profissionais de contabilidade do século 21 que desejam seguir pelo caminho do empreendedorismo na área. Como empreender neste setor? Qual é o caminho? Como começar?

É notório que se este profissional se esconder atrás de sua mesa, será um mero técnico, e para se destacar deve ser diferente. Para ser diferente é preciso dominar a técnica, ser estrategista e ter visão de negócios. Hoje, já é possível encontrar modelos de negócios preparados para oferecer o apoio técnico, o aporte financeiro e ensinar o caminho das pedras.

Durante os mais de 20 anos de experiência com o próprio negócio na área contábil e observando todas as lacunas existentes no setor, pude acompanhar as mudanças do segmento e abrir um modelo de franquias de contabilidade, a atual franchising da CSL Assessoria Contábil.

Na teoria, para aqueles profissionais que desejam fazer diferente é preciso entender, antes de tudo, que o requisito básico, para vencer os desafios da união de empreender + atuar com contabilidade, é estudar sempre, lapidar-se, pois não se deve esperar ser surpreendido pelo mercado, além de antecipar-se a ele. Para fazer isso, somente se o profissional estiver na academia e discutir a contabilidade constantemente, seja nos cursos de educação continuada, Latu Sensu e Strictu Sensu, e/ou produzindo conhecimento.

Na prática, para destacar-se ainda, é necessário participar efetivamente dos negócios do cliente, ou seja, conhecer, compreender qual o momento de sugerir uma reestruturação societária, por onde deve começar um planejamento tributário, observando a questão da elisão e evasão fiscal, além de ter oportunidades de imersão dentro do cliente para conhecê-lo perfeitamente.

As oportunidades são infinitas! A profissão contábil é atualmente uma das mais valorizadas e disputadas no mercado. O profissional com este perfil está capacitado a ocupar posições no alto escalão de empresas de qualquer ramo de atividade ou mesmo, prestar serviço como um franqueado para eles. Sua visão de negócios, sobre as normas de todos os tipos (instâncias diferentes, municipais, estaduais e federais), de finanças, da economia e do direito fazem este profissional ter a tendência natural de ser um estrategista/consultor e não um mero técnico, que apura números e prepara relatórios.

O mercado contábil

O mercado contábil sempre foi tímido e distante do mundo real, diferente do que vemos hoje. Já encontramos empresários do seguimento contábil que começaram com seus escritórios muitas vezes na garagem de suas casas, nos cômodos de seu pequeno lar, com o ajuda da esposa e na sequencia de seus filhos. Hoje, já existe rede de franchising ajudando empresários que gostariam de começar com embasamento e apoio de profissionais que já atuam no mercado.

É possível observar que a formação deste profissional também mudou, não porque o currículo nas universidades foi alterado, mas sim, porque este profissional busca outros conhecimentos, como formações em paralelo ou posterior, como pós em áreas tributárias, custos, gerando um impacto positivo no mercado. Para deixar a formação destes profissionais ainda mais completa, laboratórios seriam necessários nas universidades, mas não teoricamente, pois até consta no currículo de algumas, mas não vemos a efetiva prática para levar a realidade ao aluno do que é a contabilidade na prática.

Algumas regiões do país ainda são carentes na atividade de contabilidade com qualidade. Esta deficiência deve ser sanada pela atuação direta dos órgãos de classe da categoria, como sindicatos, conselhos regionais de contabilidade,instituições de ensino, ou ainda, pela atuação profissional das empresas. Em nossa última visita pelo Brasil, inauguramos a 6ª franquia em Fortaleza, suprindo o atendimento contábil de mais uma região.

Para cada novo profissional de contabilidade que assume uma franquia CSL, promovemos treinamentos, no qual as principais dicas são:

– Inovar e ser acessível ao cliente

– Estar inserido no mundo corporativo, literalmente antenado com tudo o que acontece que impacta na sua área, ou seja, o setor contábil

– Para captar novos clientes dependerá deste profissional ser articulado, no sentido de saber atuar com um profissional da área comercial, demonstrando as vantagens do produto que está oferecendo

– Prestar serviços de contabilidade com qualidade, pois as empresas esperam deste profissional um parceiro em seus negócios e não um tecnocrata ou burocrata, que só replica a ele o que está escrito nas normas e apresenta relatórios incompreensíveis

– Traduzir sua técnica para a linguagem da empresa. Já que os contadores falam a língua do mundo dos negócios, então devem modular isto para que seja entendível ao cliente.

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